80% de desconto em leilões? Arremate em programas públicos de incentivo e fomento

Imóveis com descontos de até 80% do valor de avaliação, parcelamento em até 60 (sessenta) meses e carência de 12 (doze) meses para o primeiro pagamento, incentivos fiscais como isenção de ITBI, IPTU, taxas de licença e redução de alíquotas de ISSQN entre outros existem. Leia esta publicação para conhecer mais sobre o mundo dos leilões

LEILÃOLICITAÇÃO

Rafael

5/17/20252 min read

Arrematar imóveis públicos em leilões ou concorrências, por meio de programas de incentivos ao desenvolvimento econômico pode representar grandes oportunidades de investimento. Há políticas públicas no território nacional voltadas à concessão de benefícios como descontos de até 80% em imóveis públicos, parcelamento em até 5 anos e isenção tributária.

Um exemplo é o programa municipal Pró-Campo, voltado aos setores da indústria, comércio, tecnologia e serviços, o programa prioriza a geração de empregos, renda e o aumento da arrecadação tributária para pessoas jurídicas privadas (empresas). Entre os benefícios, o(a) empresário(a) poderá:

  1. Arrematar imóveis localizados nos distritos industriais ou em outras áreas de propriedade do Município, como incentivo à industrialização, com descontos de até 80% do valor de avaliação do imóvel, com parcelamento em até 60 (sessenta) meses e carência de 12 (doze) meses para o início do pagamento, para a empresa vencedora do processo licitatório.

  2. concessão de uso de imóveis do município, em áreas industriais, como barracões;

  3. Permuta de imóveis, com subsídio de até 50% (cinquenta por cento) do valor de avaliação do imóvel, para implantação ou expansão de empreendimentos;

  4. Incentivos fiscais como isenção de ITBI, IPTU, taxas de licença e redução de alíquotas de ISSQN para atrair empresas que buscam reduzir seus custos operacionais.

Para obter estes incentivos, o representante empresarial deve protocolar requerimento no município, acompanhado dos anexos que comprovem sua aptidão para receber os benefícios e assumir as obrigações legais, sob pena de reversão do imóvel ao Município.

Em seguida, o interessado deverá participar dos chamamentos públicos e sua qualificação técnica será avaliada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, que, em conjunto com o poder público municipal, pré-qualificará a pessoa jurídica para as licitações.

  • Todos os benefícios concedidos às pessoas jurídicas privadas devem ser analisados pelo Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico. Este conselho é bastante atuante, e garante a lisura do processo e o alinhamento com os interesses da sociedade civil.

A empresa vencedora da licitação obterá a escritura de venda imóvel, que poderá se tornar definitiva. Durante 5 (cinco) anos subsequentes à assinatura, os imóveis arrematados não poderão ser alienados pelas empresas beneficiadas sem autorização da Administração Municipal. Após esse período, a venda será permitida independente de autorização, desde que mantida a finalidade industrial.

Arrematar em leilões de programas de incentivo pode ser a oportunidade para empresas de diversos setores. Se você busca investir com visão de futuro e incentivos sólidos, entre em contato conosco para participar desse projeto de sucesso.